Sintegra PA

Falaremos nesse artigo a respeito do Sintegra PA, um programa que tem relações com a Secretaria da Fazenda de cada unidade federativa e cuja função é, por um lado, essencialmente fiscal, de modo a receber os relatórios dos contribuintes do que foi comprado, vendido ou serviço prestado. Conheça mais sobre o Sintegra PA abaixo.

Por outro lado, é importante padronizar todos esses arquivos que serão enviados através de cada programa disponibilizado no site da Secretaria da Fazenda estadual.

Abaixo algumas informações a respeito do Sintegra, entretanto, para maiores detalhes, é necessário procurar a Secretaria da Fazenda do Pará.

Sintegra PA

Sintegra PA


O que é o Sintegra PA

O Sintegra agrupará uma série de dados a respeito das operações realizadas por cada contribuinte, seja em prestação de serviços ou em relação à compra e venda de mercadorias, sejam essas operações concretizadas dentro do Pará, ou para outros estados brasileiros.

Logo, o Sintegra é uma forma de controle das atividades realizadas pelas empresas.

Há uma especificidade estadual a respeito do programa no Pará, que se refere à obrigação do uso do sistema eletrônico de processamento de dados (PED), para todas as empresas que possuam um faturamento anual maior que R$ 1.800.000,00 ou R$ 150.000,00 mensais.

O que é o Sintegra

O que é o Sintegra

Os dados serão enviados para o fisco estadual do Pará a respeito de todas as atividades realizadas pelo contribuinte até o dia 15 do mês seguinte do fato gerador, ou seja, se o relatório se refere ao mês de março, deverá ser transmitido até o dia 15 de abril.

Se, por acaso, não ter havido movimentação de mercadorias ou serviços naquele mês, ainda assim, a empresa deverá realizar a declaração.

O  ‘Validador Sintegra’, é o programa, atrelado ao Sintegra,  no qual será informado ao contribuinte se a declaração enviada está correta ou se necessita de alguma correção, de modo que  o validador fará com que as declarações sigam a mesma forma, pois, por conta da declaração  ser algo público – no sentido de que ela  é uma documentação com destinação a um órgão público –  é necessário que todas as empresas sigam o mesmo modelo de arquivo.

Além disso, a padronização facilita uma análise dos dados informados por parte do Fisco, melhorando assim a qualidade da informação.  Lembre-se também que o arquivo só é transmitido após ser processado, ou seja, sem erros.


Como Funciona o Sintegra PA

As empresas devem gerar um relatório em formato de arquivo digital contendo todas as operações realizadas pela empresa dentro daquele período, e, antes de enviar ao fisco, as empresas devem submeter ao Validador Sintegra para verificar se não há eventuais erros, conforme dito rapidamente no item acima; caso haja, as empresas devem corrigir os erros e submetê-lo novamente.

Com tudo correto, será gerada uma mídia e através dessa, o contribuinte enviará as informações necessárias para o fisco estadual.

Como Funciona o Sintegra

Como Funciona o Sintegra

Conheça ainda:


Consulta Sintegra PA

Para quem deseja mais informações sobre o Sintegra PA, pode realizar uma consulta, basta para isso, seguir os passos abaixo:

Consulta Sintegra PA

Consulta Sintegra PA


Endereço e Telefone Sintegra PA

Ligue para o número 0800-72-555-33 ou dirija-se para a CERAT da sua circuncisão.

Leave a Reply