Sintegra DF

O Sintegra DF é uma ação das Secretarias da Fazenda de cada estado e Distrito Federal para controlar e organizar todos os arquivos que contém as operações realizadas pelos contribuintes seja se foi uma circulação de mercadorias ou prestação de serviços. Isso ocorre independente do âmbito a que se deu a realização desses serviços, seja no âmbito estadual ou municipal. Para você não se confundir, oferecemos aqui algumas informações básicas a respeito do Sintegra Distrito Federal.

Sintegra DF

Sintegra DF


Sintegra DF

O Distrito Federal, bem como outros estados precisa ter um controle do que foi comercializado para verificar:

  • Se o que as empresas informaram está correto;
  • Se pagaram o valor adequado e;
  • De outra perspectiva, se o preenchimento do Guia de Informação Mensal (GIM) ou outra guia no caso do validador do Distrito Federal, cumpre com os requisitos exigidos pela legislação.

Dessa forma, economiza-se tempo para os órgãos públicos de ter que enviar novamente para o contribuinte o que necessita ser corrigido.

Aqui, o que acontece é que, pelo sistema ser informatizado, um único programa é responsável por verificar se há algum erro, devolver ao contribuinte se constatar erros e, após tudo isso, enviar para o fisco de cada estado.


O que é o Sintegra DF

É uma ação das Secretarias de Fazenda que, agrupa todas as informações existentes a respeito das vendas ou compras de mercadorias e prestações de serviços, interestaduais ou não, realizadas pelos contribuintes.

Por conta das diferentes alíquotas que há decorrente de uma legislação tributária excessivamente complexa, o Distrito Federal necessita que, de algum modo, as operações sejam controladas, assim como os modelos de arquivos enviados.

O que é o Sintegra

O que é o Sintegra

As pendências e erros que existem no arquivo enviado pelo contribuinte será verificado e detectado pelo Validador Sintegra, um dos programas disponibilizados pela Secretaria da Fazenda de cada estado.

O mais importante do Sintegra é  aprimorar o controle fiscal por parte da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal e pode ser encontrado para download no site da Receita  no seguinte endereço:  http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=429:

É um arquivo leve e é nesse mesmo arquivo que você enviará pela primeira vez,  receberá notificações em caso de algum erro e reenviará o Guia de Informação Mensal (GIM) ou outras guias que necessitem que sejam transmitidas.

Veja ainda:


Como Funciona o Sintegra DF

Conforme dito anteriormente, as empresas devem enviar o GIM para o fisco com certa periodicidade, e esse envio será realizado pelo Validador, cujo link está disponível acima.

Em caso de algum erro ou problema com o GIM ou com alguma outra guia que o contribuinte precise enviar, ele receberá as notificações através do mesmo validador.  Feitas as correções, o reenvio, diferente do que acontece em outros estados, dá-se pelo mesmo aplicativo.

Muitos dos problemas constantes referem-se ao desrespeito ao padrão de formatação, erros no preenchimento dos campos ou outras questões que estejam fora do padrão estipulado.

Como Funciona o Sintegra

Como Funciona o Sintegra


Consulta Sintegra DF

Para você que mora na capital do Brasil e deseja acessar o Sintegra DF, basta fazer o seguinte:

Consulta Sintegra DF

Consulta Sintegra DF

Endereço e Telefone Sintegra DF

Disque o número 156 (ligações locais) e selecione a opção três ou telefone para o número 0800-644-0156 (para ligações interurbanas).

O Endereço fica no Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco A. no Edifício Vale do Rio Doce, 13º Andar.

Leave a Reply