Programa IRPF 2021

O Imposto de Renda é uma quantia cobrada anualmente pela Receita Federal aos trabalhadores que tiveram um rendimento acima de um determinado valor estipulado pelo Governo Federal. Para elaborar e enviar o Imposto de Renda é necessário que os contribuintes façam download do programa IRPF 2021, desenvolvido pela própria Receita Federal. No entanto, isto gera um pouco de dúvidas entre os contribuintes. Por isso, preparamos este artigo compactando todas informações à respeito do programa IRPF 2021.

Programa Imposto de Renda 2021

Programa Imposto de Renda 2021 – Aplicativo para declaração do IRPF

Programa IRPF 2021

A declaração do Imposto de Renda 2021 é realizada de forma exclusiva pela internet. Não existe outro meio à ser utilizado caso queira fazer sua documentação.

Existem duas formas de realizar a declaração:

  • pelo site da Receita Federal, o que exigirá que tenha um certificado digital e matrícula no e-CAC ou;
  • por meio de um software arquitetado exclusivamente para elaboração da declaração do IR em seu computador.

Esta última opção é uma das mais utilizadas pelos contribuintes. A Receita Federal nos últimos anos passou a aceitar também a elaboração e envio da declaração por meio de dispositivos móveis com sistema operacional Google Play ou App Store.

Download Programa IRPF 2021

Uma dúvida muito comum acerca do programa do IRPF 2021 é como baixá-lo. No entanto, não é nenhum bicho de sete cabeça fazer o download dos programas necessários para elaboração desta documentação.

O contribuinte pode realizar o download dos programas pelo site da Receita Federal. É recomendado que esse download seja realizado por meio do site oficial para evitar que seja alvo de pessoas maliciosas que prometem oferecer o programa do IRPF 2021. Por isso, sempre baixe o programa por meio do site oficial.

Para o ano de 2021, o download do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, também conhecido pela sigla DIRPF, estará disponível a partir do dia 23 de fevereiro. Além do programa de elaboração, é necessário baixar o outro programa de envio da declaração do Imposto de Renda 2021, chamado Receitanet.

Instalação programa IRPF 2021

A instalação do programa do Imposto de Renda 2021 é extremamente simples. Para instalar, certifique-se de já ter baixado o programa pelo link indicado acima. Em seguida, basta executar os passos listados abaixo para instalar o Programa:

  • Etapa 1 – Depois de baixar o arquivo, abra a pasta de downloads de seu computador e execute o aplicativo. Se for solicitada a “autorização”, como na imagem abaixo, clique em “SIM”.
    Instalação do Programa Imposto de Renda 2021

    Instalação do Programa Imposto de Renda 2021

  • Etapa 2 – uma pequena janela abrirá informando que você está prestes a instalar o aplicativo do Imposto de renda. Clique em “Sim”.
    Instalar programa IRPF 2021

    Instalar programa IRPF 2021

  • Etapa 3 – Na tela de apresentação do instalador, clique no botão “avançar”.
    Programa Declaração de Ajuste Anual Imposto de Renda

    Programa Declaração de Ajuste Anual Imposto de Renda

  • Etapa 4 – O instalador solicitará um local para instalar o aplicativo no seu computador. Pelo padrão, o aplicativo será instalado na pasta “Arquivos de Programas”, porém você pode alterar o local de instalação clicando no botão “Procurar”. Depois basta apertar em “Avançar”.
    Instalar programa Imposto de Renda

    Instalar programa Imposto de Renda

  • Importante: independentemente da localização do programa, um atalho para o programa do Imposto de Renda 2021 será criado na área de trabalho, facilitando o acesso ao aplicativo.
  • Etapa 5 – Confirme os dados da instalação, clicando no botão “Avançar”;
    Baixar Programa Imposto de Renda 2021

    Baixar Programa Imposto de Renda 2021

  • Etapa 6 – Finalize a instalação, clicando no botão “Concluir”.
Programa IRPF 2021

Programa IRPF 2021

Cronograma do IRPF 2021

Este ano, o cronograma foi divulgado mais cedo do que os outros anos, graças à uma lei normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU). Esta divulgação antecipada é totalmente benéfica para os contribuintes, isto muitos já começaram a se planejar para realizar a declaração do imposto de renda dentro do prazo estipulado pela Receita Federal.

De acordo com a Receita Federal, o cronograma de entrega da declaração do imposto de renda começa no dia 2 de março e se estende até o dia 29 de março, aproximadamente dois meses de prazo de entrega.

No entanto, os programas do IRPF 2021 serão colocados a disposição muito antes. A partir do dia 23 de fevereiro os contribuintes já podem realizar o download e começar a aprontar o seu rascunho do imposto de renda. É uma ótima tarefa para ir adiantando os serviços.

Após a instalação e execução do programa, o contribuinte já recebe o resumo de sua declaração, com o montante a pagar de IRPF, bem como o valor da restituição do Imposto de Renda 2021.

Está com alguma dúvida sobre o programa do IRPF 2021? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

2 Comments

  1. Saul Batist
    • JOÉL NARDI CHIELE

Leave a Reply