GCAP 2021: Como Declarar, Download, Importar Dados do GCAP

O Programa de Apuração de Ganhos de Capital (GCAP) foi desenvolvido pela Receita Federal do Brasil. O mesmo tem como objetivo recolher todos os impostos que acontecem quando se vende algum bem. Lembrando que ele é válido não apenas para imóveis, mas como também automóveis, sociedades e muito mais. Muitas pessoas que acabam vendendo suas casas precisam declarar os valores para o governo. Assim, separamos neste artigo, algumas dicas infalíveis para te auxiliar nas piores horas. Desde com uma informação de como declarar seu GCAP 2021 e como realizar o download da plataforma. Assim como efetuar o preenchimento dos dados e também como importar os mesmos para sua declaração de imposto de renda.

GCAP 2021

GCAP 2021

Veja também qual Prazo Imposto de Renda 2021.

Como declarar ganho de capital: aprendendo a declaração

Caso você precise fazer a sua declaração do GCAP 2021, fique tranquilo, pois o procedimento é fácil. E na verdade, único também. O único modo de conseguir declará-lo é por meio do Programa de Apuração de Ganhos de Capital. Vale lembrar que o Programa do GCAP 2021 não é o mesmo programa IRPF 2021 usado para fazer a declaração do IRPF.

O mesmo está disponibilizado para download no site da Receita Federal. E um ponto positivo aqui é que a ferramenta é totalmente gratuita ao público. Ou seja, qualquer um poderá baixar a mesma, que ainda tem uma instalação simples.

Download GCAP 2021

Conforme já citamos anteriormente, para fazer a declaração do GCAP 2021, é necessário baixar um arquivo em seu computador. Para tal, basta:

  1. Primeiramente, entrar no site da Receita Federal e acessar o setor do GCAP
  2. Instalar uma versão do Java, superior à 1.7.
  3. Clicar no arquivo executável, no site da Receita. Disso, seu download iniciará automaticamente.
  4. Basta avançar as opções na instalação, para concluir a mesma
  5. Uma vez com o download e instalação concluídos, é só acessar o programa

Veja também: Carnê Leão DIRF 2021Emitir Darf IRPF.

Como preencher GCAP 2021: o que colocar de dados?

Agora que já baixou o programa do GCAP 2021, para efetuar o preenchimento do mesmo é bem simples. Primeiro, entre na plataforma do mesmo. Disso terão algumas opções para você escolher, conforme a sua necessidade.

Seja fazer o demonstrativo por identificação, bens imóveis, direitos e bens móveis, participações societárias, moedas em espécie, ou consolidações gerais. Agora, basta escolher uma alternativa e preencher as lacunas, conforme lhe for solicitado. Em algumas ocasiões, poderá ter que preencher o valor de seus bens, data de aquisição, entre outras alternativas.

Como Importar Dados do GCAP para a declaração do imposto de renda

Depois de preencher todo o relatório do GCAP 2021, aconselhamos que salve o mesmo em um pen drive. Até mesmo no seu computador é possível isso. Disso, basta clicar na opção “exportar para o IRPF”, importando assim todos os dados que estão salvos no programa do GCAP.

Lembrando que cada pessoa deve clicar no botão “importar GCAP”, dentro da ferramenta do IRPF 2021. Feito isso, será lhe requisitado o arquivo que você exportou do seu programa GCAP. Qualquer outra alternativa em contrapartida a essa, será recusada pela plataforma da Receita Federal. Então, lembre-se de fazer a exportação do primeiro programa, e checá-la.

Leave a Reply