Declarar Imposto de Renda Atrasado 2021

O prazo de entrega do imposto de renda para o ano de 2020 já venceu, os beneficiários atrasados pagaram uma multa de R$ 165,74 é de no máximo 20% do imposto devido. Ao Declarar Imposto de Renda Atrasado 2021 em 2021 também acarretará em multas, por isso, é importante ficar atento aos prazos. De acordo com a Receita Federal as declarações que não foram entregues até as 23h 59min do dia 30 de abril terão que pagar multa por atraso, que serão descontados automaticamente na sua restituição. Entenda abaixo mais sobre Declarar Imposto de Renda Atrasado 2021.

Declarar IRPF 2021 Atrasado

Declarar IRPF 2021 Atrasado

Recomenda-se que o contribuinte acerte o atraso com a Receita Federal o quanto antes para que o CPF do mesmo não fique sujo, o que ocasiona uma serie de problemas e transtornos no futuro, tais como:

  • Tirar empréstimos;
  • Passaportes;
  • Tirar e obter certidão negativa de débitos
  • Ou até mesmo prestar um concurso público.

A Receita Federal é um órgão responsável por administrar o Imposto de Renda 2021 tanto de pessoas jurídicas quanto física. Todos os anos os contribuintes estabelecem prazos para entregar o imposto de renda, mas deve-se considerar também o número de contribuintes que não entregam a declaração do imposto de renda dentro do prazo.

Declarar Imposto de Renda Atrasado

Declarar Imposto de Renda Atrasado

Declaração do Imposto de Renda 2021

O  Imposto de Renda é um imposto cobrado anualmente a todo o contribuinte elegível, todos os anos os contribuintes são obrigados a fazer a declaração do imposto 2021 e ficar de olho nos prazos de entrega da documentação completa.

A Receita Federal que fará conferência de toda a documentação, quem entregar a documentação atrasada consequentemente será multado.

Vale ressaltar, que não declarar o imposto de renda é sonegação de imposto, além da multa pode ser aplicado também mais 150% de juros sobre a taxa Selic.

Declaração Imposto de Renda 2019

Declaração Imposto de Renda 2021

Como Declarar Imposto de Renda Atrasado

Tente evitar esse tipo de pendência, mas se por acaso, acontecer o atraso da declaração, o recomendado é se adequar junto a Receita Federal. Sendo assim basta fazer a sua declaração do imposto de renda o quanto antes.

O órgão disponibiliza um programa do IR especifico para auxiliar as pessoas a realizar o passo a passo da nova declaração, o mais importante é realizar de forma correta e evitar pendências.

Multa pelo Atraso na Declaração do IRPF

É importante saber que se você por algum motivo não declarar o imposto de renda a Receita Federal pode encaixar o seu perfil no quadro de sonegador de impostos.

Isso pode resultar além da multa uma serie de restrições ao contribuinte, os bens que não forem declarados serão vistos como injustificados, além da multa de 150% esses bens passam a ser tributáveis.

Se mesmo assim a pessoa se manter resistente a pagar o fisco, ela pode sofrer um processo administrativo e uma sonegação será aberta com punição de dois a cinco anos de prisão.

É importante que o contribuinte fique atento aos prazos para declarar o seu imposto de renda assim, você evita problemas futuros com a Receita Federal.

Leave a Reply