Chave PIX: O que É, Como Cadastrar, Portabilidade

A Chave PIX é o novo método de pagamento e transferência do Banco Central. Esse método inovador funciona 7 dias por semana (inclusive feriados) e 24 horas por dia. As transferências bancárias nacionais feitas entre qualquer banco agora cai automaticamente para todos os usuários que se registrarem no Pix. Além das opções TED e DOC, o PIX é a nova forma de transferência com a principal vantagem de cair na hora o dinheiro na conta, ser totalmente gratuito entre todas as instituições cadastradas e precisar de apenas um dado para realizar a transferência.

Outra grande vantagem do PIX é que não tem limite para o valor de transferência. As empresas (pessoas jurídicas) também poderão usar o PIX normalmente e gratuitamente.

Chave PIX

Chave PIX

O pagamento do Imposto de Renda, por exemplo, tem possibilidade de pagar através do PIX.

O que é a chave PIX?

Na hora de fazer a transferência com a CHAVE PIX não será mais necessário ter todos os dados da pessoa como, CPF, Número da conta, Banco etc. Você só vai precisar da CHAVE PIX da pessoa que quer fazer a transferência, bem como passar a sua CHAVE para quem for te transferir dinheiro.

A chave PIX poderá ser alguma das seguintes informações relacionados ao seu banco:

  • CPF;
  • NÚMERO DE CELULAR ou E-MAIL e;
  • A CHAVE ALEATÓRIA.
O que é a chave PIX

O que é o PIX

Importante ressaltar que se você usa mais de um banco terá de usar chaves diferentes para cada um, exemplo, usar o e-mail como chave em uma conta e seu telefone de celular em outro banco. Resumindo, uma chave corresponde a uma única instituição financeira.

Portabilidade Chave PIX

No entanto, poderá fazer a portabilidade de chave PIX.  O que é a portabilidade da chave pix? Você pode fazer o pedido de portabilidade para usar uma única chave em mais bancos ao mesmo tempo, faça o pedido no banco que deseja, essa transação leva em media 7 dias para ser concluída.

A CHAVE ALEATÓRIA é uma sequência de letras e números que pode ser gerada diretamente no App da sua instituição financeira. Caso você não queira usar os métodos de chave por e-mail, celular ou CPF, é só gerar a chave aleatória para receber transferências.

Veja ainda outros benefícios e impostos do Governo Brasileiro:

Como Cadastrar a Chave PIX

O cadastro PIX não é automático, você deverá se cadastrar entrando no App da sua instituição financeira. Apesar de não obrigatória, como já dito, tem inúmeros benefícios.

  • Ao entrar no Aplicativo do seu banco, terá o passo a passo do cadastro e você poderá escolher uma das chaves citadas: E-mail, CPF ou número do telefone.
  • É simples e rápido cadastrar o PIX.
  • Dentro do Aplicativo do seu respectivo banco você poderá editar a chave PIX, caso tenha trocado o número de telefone por exemplo.

Lembrando novamente que cada banco precisa de uma chave, a não ser que peça a portabilidade da chave para os demais bancos que usa.

Quando posso começar a usar o PIX?

No dia 5 de outubro as instituições financeiras deram inicio aos cadastros PIX, a partir de 16 de novembro de 2020 já será possível fazer transações via PIX.

Leave a Reply